
"Que seu alimento seja seu remédio,
e que seu remédio seja seu alimento."
Hipócrates
Dayanne Alarcão
"A nutrição entrou na minha vida com o objetivo de poder ajudar o próximo e trazer qualidade de vida às pessoas através da forma mais simples e intensa de nossas vidas, a alimentação. Há mais de 11 anos faço atendimento em consultório aplicando a nutrição clinica e neste período pude mudar a vida de tantas pessoas levando não apenas uma mudança estética e promovendo uma melhora bioquímica da saúde, mas principalmente uma melhora na qualidade de vida e na autoestima das pessoas, demonstrando que é possível seguir um plano alimentar sem abrir mão da vida social e daquilo que gosta de comer.
Para mim, o bom nutricionista não é aquele que calcula uma dieta perfeita no papel e sim aquele que escuta seu paciente, levando em consideração a sua rotina, seus hábitos e preferencias. Ensinando-o como fazer boas escolhas e superar as suas dificuldades."

Currículo
Graduação em Nutrição pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)
Pós-graduação em Nutrição Funcional e fitoterápica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial – SC
Pós-graduação em Personal Diet e Atendimento Nutricional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial/SC
Curso de Aprimoramento em Nutrição Funcional e Câncer pelo Centro de Nutrição Funcional Valéria Paschoal (VP) - SP
Curso de extensão – Interpretação de Exames laboratoriais pelo centro Gabriel de Carvalho
Associada e Membra no Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional
Sócia–proprietária da Clínica Elementar Saúde.


O que é a
Nutrição Funcional
A nutrição funcional tem como principal objetivo restabelecer o organismo pelo equilíbrio dos nutrientes, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, permite com que o nutricionista possa prescrever uma dieta mais personalizada, com a inclusão de alimentos que irão promover o bom funcionamento do organismo, corrigindo "falhas" que possam estar atrapalhando a prevenção de doenças. Para isso precisamos conhecer o nosso paciente profundamente, através de uma anamnese completa. Durante a consulta, os pacientes respondem a um questionário sobre vários assuntos, por exemplo, como está o funcionamento intestinal, se as unhas estão fracas, apresenta muita queda de cabelo, alteração de humor, tensão pré- menstrual, celulite, ansiedade, estresse, entre outros. A partir das respostas, e dos sinais e sintomas apresentados, estes serão relacionados com a carência ou excesso de nutrientes no nosso organismo e reequilibrados através da alimentação, suplementos vitamínicos e probióticos. A nutrição funcional não se preocupa em contar calorias, e sim com que o paciente esteja ingerindo alimentos de qualidade, buscando promover uma harmonia no funcionamento do organismo, com a ingestão de alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que tem a função de promover o funcionamento adequado do nosso organismo e a recuperação e/ou manutenção das funções vitais. Vale lembrar que cada pessoa tem seu organismo funcionando de um jeito, e o que pode dar certo para uma pessoa pode não dar resultado para a outra. Por isso, o aconselhável é sempre procurar uma nutricionista funcional, ela é a pessoa mais adequada para orientar você.

